Bem, não foram anos, mas foram meses. Há pouco mais de dois meses que não escrevo rigorosamente nada no blog e não foi por falta de vontade. Mentira, foi, foi por falta de vontade, tempo e paciência. Não que não goste de aqui escrever, mas sim porque os últimos tempos têm sido tão atribulados que toda e qualquer atividade que não se assemelhe a dormir, fazer uma sesta, nanar, tirar uma sorna, cochilar e afins tem sido relegada mais do que para último lugar.
Mas... mais vale tarde do que nunca e como tal estou de volta! De volta ao blog e de volta ao lar doce lar. E desta vez o lar de que falo é a casa dos meus pais, não voltei definitivamente, não, mas voltei por uma semaninha que, embora bem preenchida, me vai saber tão bem! Por uns diinhas que seja vou tentar desligar-me de tudo o que ficou por resolver em França e concentrar-me em novas aprendizagens, novas experiências, num pequeno novo começo.
Sabe bem voltar a habitar um lar, sim, porque desde que deixei a minha casinha de bonecas e passei a viver num acampamento cigano que a palavra lar não é bem o que descreve a minha casa. Um monte de caixotes empilhados em cada divisão, roupas espalhadas por onde ainda as conseguimos encontrar, tintas e pincéis a forrar o chao da sala estão a dar-me cabo dos nervos, mas enfim, como todos me dizem há que ter paciência e eu juro, juro que estou a tentar...
Wish me luck!!!
A minha casinha de bonecas começou por ser o nome que dava à minha casa em Troyes por ser pequenina, mas rapidamente se tornou um epíteto da minha vida aqui por terras francesas, vida essa que terei aqui a oportunidade de partilhar!
domingo, 8 de maio de 2016
quinta-feira, 3 de março de 2016
Ça y est!
E pronto, estou instalada na casa nova, ça y est!
Duas viagens depois, nas quais se acartaram móveis, livros, roupas, electrodomésticos e afins, quase tudo quanto se possa ter juntado durante 4 anos veio parar à nova morada. Foi coisinha para exigir muita paciência e muita forcinha nos braços sobretudo.
Claro está que ficaram coisas para trás, coisas que terei de trazer numa das próximas idas a Troyes. E entre essas coisas está o quê, o quê? Praticamente toda a minha maquiagem, ahhhhh, eu devia estar mesmo louca, cansada!!!
Como é que eu fui deixar a minha querida maquiagem para trás... Bem, a parte positiva é que o rol já é tão grande que a tinha espalhada um pouco por toda a casa. É verdade que a que ficou para trás era a que usava mais frequentemente (e lá ficaram também os pincéis), mas tenho-me desenrascado com o que veio até cá e felizmente vieram as twins assim como o Fluide Teinté peau parfaite da Caudalie, tudo prendinhas de aniversário, óptimas e que me têm dado um jeitaço!!!
segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016
Bienvenue chez vous
"Bienvenue chez vous", assim diz o tapete simpaticamente colocado à porta do nosso novo lar.
Sim, ao fim de muita procura e de muito desespero, lá encontramos o tal, o apartamento no qual nos sentimos de facto em casa.
Hoje foi dia de fazer as mudanças. toda uma aventura como podem imaginar, embalar e transportar 4 anos de vida numa furgoneta alugada, única e exclusivamente a 4 braços. Não foi fácil (como é que é possível coleccionar tanta tralha??? Em 42m2???) pelo meio quase destruíamos a referida furgoneta - não aconteceu, ufa - mas não deixamos de destruir parte da cobertura de espuma que protegia o tecto da garagem, visto que fizemos passar um veículo cuja altura coicide precisamente com a altura máxima da garagem =/ Desolée...
Agora, e 15 horas depois de ter saído, volto para a "cama" para por fim descansar. E, sim, digo "cama" porque se trata de um mero colchão insuflável, mas neste momento até podia ser no chão que não me queixaria, eu só quero mesmo é dormiiiiir!
A bagunça na qual se tornou a sala
sábado, 27 de fevereiro de 2016
Twins
Como é que isto aconteceu???
Simples: tenho pessoas espectaculares na minha vida, e além de espectaculares têm muitíssimo bom gosto e além disso ainda se preocupam com as necessidades báscicas de uma mulher.
A mãe do mais que tudo ofeceu a primeira e no dia seguinte os meus amigos Troyanos ofereceram-me a outra! Obrigada a todos =)
E já agora... Desculpa, Sofia, por quase te ter matado do coração, seguido de tentativa de morte por asfixia ao ter-te deixado para aí uns 10 minutos em suspense enquanto contava toda a história de como me foi oferecida a palete sem especificar se era a Naked original, a dois, a três ou a smoky. Ahahah, mas foi demais ver a tua cara super séria a olhar para mim, a seguir cada palavra que eu dizia e que nunca era o que realmente querias ouvir e eu sem perceber o porquê do teu ar de "eu vou matar alguém já!" =D
Objectivo: fazer algumas experiências com estas meninas e postar aqui no blog! Caso se estejam a perguntar se já as utilizei, sim, já, e adorei!!! O tempo infelizmente ainda não foi muito para explorar bem todos os tons, mas devo dizer que são paletes super práticas para o dia-a-dia, numa só caixinha temos tudo o que é necessário para um look de olhos básico, portanto: LIKE!
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016
Soooo busy
Quando pensas que chegaste ao teu limite e é nesse preciso momento que te dás conta de que afinal és mais forte do que isso!
terça-feira, 23 de fevereiro de 2016
Mais um aniversário
Desde que me conheço que costumo ter duas ou três festas de aniversário e este ano não foi excepção.
No dia 30 de janeiro, o meu dia de anos, festejei em Portugal com os amigos que juntei num jantar caseirinho. Esse dia foi muito especial para mim, passei-o na cozinha é verdade (quase não estava arranjada quando chegaram os primeiros convidados), mas passei-o mesmo como gosto: a cozinhar com a minha mãe como nos bons velhos tempos =) O jantar passou a voar, não deu para pôr toda a conversa em dia, muito menos para matar as saudades de toda a gente, mas ainda assim foi muito muito bom estar com os poucos mas bons amigos que, embora longe, conservo no Porto.
No dia seguinte foi o momento de festejar com a família e mais uma vez senti-me muitíssimo feliz por poder estar com eles e contar-lhes finalmente de todo o reboliço em que a minha vida se tornou nos últimos tempos.
Mas como não há duas sem três, eis que houve uma terceira festa, desta feita em Troyes, a minha segunda casa, que o será agora por não mais do que uma semana, mas que ficará para sempre na minha memória e no meu coração com um gostinho muito especial, foi a cidade que me recebeu, que me deu trabalho, que me ensinou tanto, a cidade onde fiz bons amigos, uma família como já aqui tenho dito e é a verdade. Quando me perguntam se voltava a tomar a mesma decisão de emigrar, respondo um sim sem hesitar, "quem não arrisca não petisca", assim se diz, mas sobretudo se não tivesse vindo não teria conhecido a maior parte desta gente boa que aqui encontrei e que adoro do fundo do coração!
A festa correu lindamente, embora o dia tenho começado de uma forma bem agitada, dado que o meu forno resolveu voltar a avariar (sempre espectacular, este tipo de situações, sempre em momentos chave). Não fosse o forno Sofia, a quem liguei em pânico porque não tinha forno e consecutivamente não tinha comida para os 13 convidados que ia receber, e a festa teria ficado estragada. Mas claro está que um azar nunca vem só e ao final da noite, quando já estava tudo limpo e arrumado com a ajuda do senhor meu namorado e quando finalmente me atirei para o sofá para descansar, eis que dispara o disjunctor e... pof nada de electricidade em casa... Há que ver o que se passa e parece que não é uma simples falha de electricidade, após uma breve chamada para a EDF foi-nos dito que teríamos de chamar um electricista. Ora sem net, tive de pedir ajuda à Cláudia para que me enviasse alguns números de electricistas 24h e umas quantas chamadas mais tarde lá consegui que alguém se prestasse a vir cá a casa. Umas horas depois, mais precisamente às duas da manhã, com a luz de volta e 716eur a menos na conta, lá pudemos ir dormir e pronto, assim ficaram encerradas as festividades dos 28anos.
Bolinho feito pela Cláudia (fiquem cheios de inveja, fiquem que este é meu!)
domingo, 14 de fevereiro de 2016
S. Valentim
E pronto, foi assim que encontrei a minha mesinha de pequeno-almoço hoje de manhã...
Obrigada, meu amor, por me fazeres estas surpresas e preparares tantas coisas bonitas mesmo estando eu sempre a ranhosar contigo ;)
Merciiiii <3 <3 <3
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016
Como perdi a cabeça
Bonjour les amis!
Ok, perdi mesmo a cabeça =D
Depois de uma longa ausência, venho hoje aqui confessar-me porque pequei... Pequei ao perder completamente a cabeça e comprar estes três miminhos:
Ok, perdi mesmo a cabeça =D
Depois de uma longa ausência, venho hoje aqui confessar-me porque pequei... Pequei ao perder completamente a cabeça e comprar estes três miminhos:
Passo agora a justificar-me: a carteira, além de linda e de eu andar a namorar este modelo há séculos, vai ser útil para o casamento que tenho daqui a poucos meses. O perfume é novo, acabadinho de chegar ao mercado, cheira muitíssimo bem e eu tinha 25% de desconto na Sephora. E, por fim, a saia foi só mesmo porque o meu namorado e eu gostamos imenso dela e eu tinha um vale de 10euros para gastar na Promod.
Consciência e sobretudo carteira bem menos pesadas, mas enfim isto não pode ser só para pagar impostos e cotizações à Ordem dos Dentistas...
quarta-feira, 27 de janeiro de 2016
Reencontros
Mais uma experiência gira... Aparecer num programa de tv!
Será no Porto Canal, no programa Reencontros, sexta 29, às 22h 30.
Para quem não conhece, deixo vai a apresentação do programa feita pelo próprio Porto Canal:
"O Aeroporto Francisco Sá Carneiro e a Estação de Campanhã servem de palco ao “até já” de muitos portugueses que vão partir das suas terras.
Será no Porto Canal, no programa Reencontros, sexta 29, às 22h 30.
Para quem não conhece, deixo vai a apresentação do programa feita pelo próprio Porto Canal:
"O Aeroporto Francisco Sá Carneiro e a Estação de Campanhã servem de palco ao “até já” de muitos portugueses que vão partir das suas terras.
Reencontros pretende acompanhar a partida e o dia-a-dia desses portugueses que partem para uma nova vida fazendo depois um acompanhamento nos locais de destino, explorando através dessas pessoas, novas culturas espalhadas pelos quatro cantos do mundo através de ligações Skype. Em estúdio, com a apresentadora Alexandra Costa Martins, estarão familiares e amigos."
Estou super curiosa para ver o resultado =)
domingo, 24 de janeiro de 2016
Domingo, o quanto eu te esperei
É finalmente domingo! Aquele dia em que pude acordar tarde, em que ainda não pus os pés fora da cama e melhor ainda, em que tenho o mais que tudo a preparar-me um super pequeno almoço.
Vai saber tão bem ter o tão aguardado dia de "dolce far niente", sem horários, sem tarefas a cumprir, poder aproveitar o dia para relaxar no sofá e provavelmente ver um filme e comer pipocas agarradinha ao meu amor.
Happy Sunday everyone!!!
quarta-feira, 20 de janeiro de 2016
A tentar seriamente não ficar louca
A pouco mais de um mês de mudar de vida, e por mudar de vida entende-se mudar de trabalho, de casa e de região (o que aqui em França é quase tão difícil como mudar de planeta), ando a fazer um sério esforço para não dar em maluca.
Então e porque haveria eu de dar em maluca? Hum... não sei, talvez porque, embora todos nos queixemos da burocracia em Portugal, aqui tudo seja 500 vezes mais complicado, mas lento e mais desagradável de ser tratado, vista a imensa falta amabilidade da população em geral. Porém, há que referir que apesar de tudo me têm aparecido assim uns anjinhos da guarda que lá me têm ajudado a avançar neste processo árduo e complexo da mudança e a eles o meu imenso OBRIGADO! Mesmo que nunca o venham a ler, espero que de alguma forma saibam e sintam a imensa gratidão que tenho por eles.
Não fossem todas estas questões burocráticas e poderia bem dar em maluca na mesma, visto que continuo sem casa, embora já tenha feito alguns avanços e visto de tudo um pouco, coisas que nunca me teriam ocorrido se não as tivesse visto ao vivo e a cores. A melhor e que não pode passar sem ser relatada foi a presença de uma sanita dentro da cabine de duche. Sim, não é mito, não foi um pesadelo, é a realidade, numa casa cujo aluguer se encontra nos 1400euros por mês há esta espécie de híbrido, de dois em um, de um "je ne sais pas quoi" (ah, lá está, já percebi de onde vem esta expressão!).
Tenho ainda a dizer que o trabalhao na clínica continua tão divertido como de costume, com pacientes loucos, caaaaada vez mais loucos a cada dia. Já não há pachorra, não há, digam o que disserem eu não sou uma pessoal paciente, muito menos calma e se é verdade que sou simpática, não é menos verdade que faço um esforço hercúleo para tal, por isso "fichez-moi la paix" queridinhos, ou vão rolar cabeças em vez de dentes!
Bem, tenho dito! Foi o desabafo dos últimos tempos, melhores dias virão, ou pelo menos, assim se espera...
quarta-feira, 13 de janeiro de 2016
Projetos para viver debaixo da ponte
Bom dia!
Hoje permiti-me acordar um pouco mais tarde, o que já não acontecia tenho a impressão de que há um século.
Como já referi por várias vezes, os dias têm sido bastante ocupados, pelo trabalho e por tudo o que se prende com os preparativos para a mudança que se avizinha. E avizinha-se a passos largos e assutadores, devo confessar, há todo um mundo de coisas para resolver e os ponteiros do relógio parecem rodar ao triplo da velocidade normal.
Uma das grandes preocupações neste momento é arranjar casa. Aparentemente para viver em Paris ou arredores é preciso ter um certo perfil muito muito específico: tem de se ter trabalho, um contrato sem termo fora do período de experiência, mas atenção que não se pode ganhar pouco - nem muito também! - há ali um intervalo que é preciso respeitar. Há que ter 500 mil documentos que o provem e tanto agências como particulares pedem todo o tipo de informações pessoais para "tirar a pinta" ao candidato ao arrendamento. Há uns dias, já no desespero, ao preencher mais uma "fiche de renseignement" dei por mim a pensar: "tanta pergunta, tanta pergunta, só falta pedir a árvore genealógica até à 9ª geração, o código genético... ah, e a copa do soutien!"
Bolas, fica mais díficil arranjar casa do que candidatar-se à presidência da República!!!
quinta-feira, 7 de janeiro de 2016
Resultado dos saldos
O prometido é devido! Cá está o resultado dos saldos de ontem:
A primeira loja por onde passei foi a Sephora, como é hábito, onde comprei (mais) uma palete de maquiagem, confesso que foi mais pelo aspecto da embalagem, parece um livro, adorei, adorei, adorei, tem imensas sombras, lápis e ainda um pincel. Depois passei pela Biju Brigitte onde comprei uns brincos e um colar e daí segui para as lojas de roupa onde comprei dois vestidos, algumas camisolas, uma saia e um casaco. O vestido bordeaux é da pimkie e não é de saldos, mas era demasiado bonito para o deixar na loja.
O balanço dos saldos deste ano é o seguinte: arranjei algumas coisas engraçadas a preços acessíveis, mas nenhuma pechincha, a cada ano tenho a impressão de que há menos escolha e de que o saldo é menos interessante. Ainda assim consegui trazer um item com 70% de desconto: a palete =)
A foto não está muito nítida, mas infelizmente não havia telemóveis (ou camaras fotográficas) em saldo, assim sendo, peço imensa desculpa pela falta de qualidade da foto, a luz também não ajudou...
quarta-feira, 6 de janeiro de 2016
Saaaldos
Ahahah, chegou o grande dia dos saldos de Inverno!
Vou só ali à Sephora, Promod, H&M, Armand Thierry, Jules, Bijou Brigitte e já venho...
domingo, 3 de janeiro de 2016
2015/2016
Passado o Natal, foi tempo de voltar a Troyes, mas desta vez não vim sozinha, vim acompanhada dos meus pais que por cá passaram uma semaninha =)
Pois é, dia 27 lá embarcámos nós rumo a Paris e juntos fizemos todo o trajecto até Troyes, onde chegámos já à noite. Dia 28 foi dia de regressar ao trabalho, mas só da parte da manhã, o que me permitiu dar uma voltinha com eles durante a tarde, vermos as iluminações de Natal e comermos uns "Chichis au Nutella" (churros com nutella que são uma verdadeira maravilha!).
Como trabalhei toda a semana, não houve muito mais tempo para passeios, mas no dia 31 saí um pouco mais cedo e assim ainda pude vir para casa ajudar nos preparativos para o Reveillon. Pela primeira vez a passagem de ano foi cá em casa, na companhia da família Troyana. Fomos 8 à volta de uma mesa cheia de iguarias preparadas por cada um de nós, desde as entradas até às inúmeras sobremesas ou não fossemos nós verdadeiros portugueses...
A noite foi bastante animada e passou a voar! A meia-noite foi celebrada primeiro aqui e em directo via Skype/Hangout com quem ficou em Portugal: família, namorado e amigos. Chegada a meia-noite em Portugal fez-se nova contagem decrescente e assim entrámos duas vezes em 2016, uma com o país que nos acolheu e outra com o que nos viu nascer. Coisas desta vida de emigrante que tem na realidade duas vidas, uma cá e outra lá, os amigos de cá e os de lá, uma família de sangue e outra de amizade, experiêcias que se multiplicam e que só enriquecem cada dia desta vida.
Dia 1 começou bem e assim continuou. Fui até Chaumont (+- a uma hora de Troyes) com os meus pais e a Cláudia que estava a assegurar as urgências do primeiro dia do ano. Apesar do trabalho ainda tivemos tempo para dar uma voltinha pela cidade, tirar umas quantas fotos, conversar e rir até fartar.
Resumindo, se saí bem de 2015, entrei ainda melhor em 2016, com a sensação de que realmente a vida é bela e que há que aproveitar cada momento ao máximo, junto das pessoas que adoro e que me fazem sentir feliz.
Subscrever:
Comentários (Atom)





















