quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Doce de abóbora e noz


Aqui está o resultado de uma das coisinhas boas que preparei no domingo: doce de abóbora e noz.

Sou a pessoa mais gulosa do mundo, mas, curiosamente, não sou a maior fã de doces, compotas, geleias etc, é raro gostar de alguma ao ponto de comer regularmente e muito menos de a fazer eu mesma. Porém, há algumas variedades que me seduzem um bocadinho mais: abóbora, tomate, ananás e chila são opções que me agradam, mas quase única e exclusivamente as que são feitas pela minha querida mãe. 
Ora, sendo altura delas, das abóboras e, tendo eu comprado uma senhora fatia no mercado, resolvi fazer o meu próprio doce, auxiliando-me da minha bimby (tão jeitosinha pa cozinha que esta menina é, nunca me falha!). Então e como é que eu fiz o meu doce mesmo? Muito simplesmente:
  • descasquei a abóbora, parti-a aos cubos e deitei-a no copo (tinha 500g), juntei também o açúcar (150g) e trituei 15s à velocidade 5
  • depois de baixar a abóbora que tinha ficado colada às paredes do copo, juntei um pau de canela e programei 30min, a 100º, à velocidade 1 e depois mais 20min, varoma, velocidade 1
No fim deste tempo, o doce estava com uma boa consistência, mas caso estivesse muito líquido teria programado mais 10 minutinhos. Coloquei de seguida o doce num frasco e deitei lá para dentro miolo de noz partido aos pedacinhos. Há quem coloque a noz já antes dos últimos 20min de cozedura, mas eu não o fiz.
Fiquei muito contente por ter feito o meu próprio doce de abóbora, e embora tenha usado muito pouco açúcar o resultado agradou-me bastante. Entretanto, vou tentar abster-me de falar de abóbora (e castanhas) nos próximos tempos só para não parecer completamente obcecada ;) mas a verdade é que adoro estes alimentos e gosto do outono quase só por causa disso. 


1 comentário:

  1. Obrigada pelo elogio minha querida filha. Eu adoro compotas não posso é comer muito senão a balança queixa-se.

    ResponderEliminar