sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Obrigada Pai Natal

Obrigada Pai Natal, que foste tão generoso comigo e trouxeste tudo o que eu queria e ainda mais!

Aqui vão algumas fotos do que recebi ontem:

O conjunto das prendas

A super agenda 2016

Candle In com fotos do Porto (lindaaaa) e brincos giríssimos da Esthendal

Pequena amostra do serviço de Natal da Vista Alegre

Pequena amostra do serviço da Spal

Jogos de cama Coelima, adorei os dois e ainda mais por serem de fabrico português!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Desafio Magia do Natal na blogosfera

Cá estou eu de novo, desta vez para responder a um desafio do qual ouvi falar neste blog genial, mas que partiu de outro não menos genial e que me despertou todo o interesse visto que adoro esta época e sou completamente viciada em tudo o que se relacione com o Natal: decoração, gastronomia, música, filmes e todo o espírito natalíco =)

Entã cá vai:

1. Imagina que o Pai Natal existia e que eras tu. Qual era a primeira coisa que farias enquanto senhor de barbas brancas?

Se pudesse dava saúde a todos quantos sofrem na doença.

2. Se pudesses fazer parte de um filme de Natal, qual seria e porquê?

Gostava de fazer parte do tão tradicional "Sozinho em casa". Por muitos anos que passem e por muitas vezes que veja os fimes têm sempre piada. São peripécias atrás de peripécias, tal como na minha vida por isso identifico-me bastante!

3. Qual foi o presente mais inesperado que já recebeste no Natal?

Acho que foi mesmo o presente dos meus pais no ano passado, nunca me passou pela cabeça que me fossem oferecer a Bimby, enganaram-me bem aqueles malandros ;)

4. O teu gosto pelo Natal tem vindo a aumentar ou a diminuir ao longo dos anos? Porquê?

Penso que tem vindo a diminuir, sinto que não é a mesma coisa do que quando era criança (deve ser normal, suponho), mas ainda assim adoro a época natalícia.

5. Qual o doce de Natal do qual não gostas nada?

Não há nada de que não goste... Sou demasiado gulosa para não gostar de doces! Mas posso dizer o que gosto mais: bolinhos de bolina, huuuuum

6. O que diferencia o teu Natal do das outras famílias?

Somos poucos, não é um Natal cheio de gente a falar e a rir pela casa toda =(

7. Quando constituíres família, como gostavas de passar o Natal com eles? Mudavas alguma coisa na forma de passar o Natal  ou manterias os costumes a que foste habituado(a)?

Gostava imenso de ter um Natal onde pudesse reunir toda a família, pais, filhos, sogros, tios e avós. Mesmo que desse trabalho, mesmo que ficassemos apertados e fosse uma grande confusão, eu queria muito um Natal cheio de gente.

8. O que mais anseias durante o resto do ano pela altura do Natal?

Estar junto dos que mais amo, as iguarias típicas da época e o dia de preparar as decorações, adoro!

9. O que não pode faltar no teu quarto na época natalícia?

Muita decoração de Natal! Por todo o lado, incluindo velinhas perfumadas com cheirinho a Natal =)

10. Quem é que convidarias para passar o Natal  de 2015 ao teu lado?

Toda a família e amigos, a maioria que pudesse reunir, durante o ano estou longe e por isso gostava mesmo de aproveitar esta época para reunir tooooda a gente.

FELIZ NATAAAAAAAAAAAAAAAAL 

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

São emoções todos os dias

Tenho andado meia desaparecida, mas o tempo escasseia por milhentas e uma razões que não vou sequer enumerar porqueee... adivinhem lá: não tenho tempo!

Pois é, depois de dias bastante atarefados, mas em muito boa companhia, chegou o dia de dizer adeus, o meu namorado volta hoje para Portugal. Bem, não será uma grande ausência, porque daqui a nada vou eu para passar as tão aguardadas férias de Natal com a família no Porto e depois, depois volto com os meus pais que vão cá passar o ano comigo e com quem cá estará por esses dias e a partir de janeiro, se tudo correr bem... txatxatxatan: terei companhia a tempo inteiro do meu excelentíssimo namorado que vai tornar-se oficialmente emigrante =) Yeiiiiii!

Bem, eu digo que ele se vai tornar emigrante e espero mesmo que sim, que não se assuste com os tristes acontecimentos por terras francesas que isto ultimamente anda conturbado, entre atentados, ameaças a portugueses e suspeitas de bomba em sítios por onde passamos regularmente... Não está fácil. Mas quem disse que a vida era fácil? Eu não fui! E se alguém mo disser vou chamar-lhe mentiroso! De qualquer forma, a gente cá está para ultrapassar as dificuldades e crescer dia após dia!

domingo, 6 de dezembro de 2015

Repas de Noel

E eis que chegou o dia do tão aguardado "Repas de Noel"! Weeeeeeeeeeeee =)

O "Repas de Noel" consiste num tradicional almoço de raclette com os amigos ibéricos que trabalham aqui pelas redondezas. Por amigos ibéricos quero dizer colegas dentistas e respectivos namorados que vão passando por Troyes e arredores. Não somos sempre os mesmos, porque aqui a população é bastente volátil, mas há assim como que um núcleo duro que se mantém e que é do melhor! 
Este ano fomos 10, o limite absoluto de pessoas que se conseguem instalar à volta da minha mini-mesa. Uns sentados no sofá, outros em cadeiras ou bancos dobráveis, lá nos conseguimos encaixar para que se faça este convívio anual, no qual é posto em acção todo um conjunto de procedimentos de forma a que todos consigamos comer: passam-se "travessas" de charcuteria, "saladeiras", pratos de batatas, caixas de queijo e taças de cogumelos de mão em mão, tudo quanto precisamos para a boa da raclette.
Costuma dizer-se "barriguinha cheia, sociedade desfeita", mas aqui não é assim, aqui depois da barriguinha cheia chega a troca de presentes do Secret Santa, que é sempre um momento bonito em que trocamos presentes com um amigo previamente selecionado pela aplicação móvel apropriada para o efeito. Este ano ofereci um livro e recebi um cachecol que é liiindo e ainda um creme de mãos, fiquei encantada porque cachecóis e lenços são O meu acessório, ainda para mais com o frio que faz na minha rua, e o creme cheira tãããooo bem =)
No fim da troca de presentes ainda houve tempo para jogar um jogo muito simples, mas bem divertido em que cada um escreve o nome de uma personagem ou pessoa famosa num post it e cola na cabeça do parceiro do lado, tendo este que adivinhar de quem se trata. Claro que isto resulta em momentos de grande delírio e consequente risada. Rir é connosco, minha gente, se fossemos pagos por rir seríamos ricos!
Em resumo, foi um dia muito bem passado, do início ao fim, desde que começamos com a visita turística à cidade com uma amiga de Vesoul que nunca cá tinha estado até à despedida ao portão de minha casa. Dizem que amigos são a família que podemos escolher... Na realidade, aqui também não pude, mas se pudesse escolhia-vos a vocês <3



sábado, 5 de dezembro de 2015

It's beginning to look a lot like Christmas...

Finalmente, chegou a época natalícia à minha casinha de bonecas!

E este ano chegou em força, a casa está toda decorada de alto a baixo, até eu me vesti a rigor para o momento e com a ajuda do senhor meu namorado lá decorámos tudo com velas, bolas, laços e grinaldas em tons de vermelho, verde, azul e dourado como manda a tradição, isto para que esteja pronta para o típico almoço de Natal com a comunidade tuga da região.

De manhã foi preciso ir ao centro comprar presentes para o "Secret Santa", uma camisola vermelha para estar mesmo no espírito e uns últimos elementos decorativos. De tarde, então, pusemos mãos à obra e começámos por enfeitar o pinheiro, cujas bolas foram feitas por mim há 3 anos (deram muito trabalhinho, mas são o meu orgulho!). De seguida, espalhei todas as outras decorações pela casa e, tendo terminado, embrulhámos os presentes. No fim de tudo isto, houve ainda tempo para fazer umas bolachinhas de especiarias - "Bonhmmes en pain d'épices", que ficaram uma maravilha =)

Ai, como eu adoro esta época do ano... E em boa companhia é ainda melhor!!!





quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Calendário de advento

Com dois dias de atraso, mas ainda a tempo (espero eu) chega o post que eu tanto queria escrever, um post sobre o meu super hiper mega espectacular calendário de advento. E o que tem o meu calendário de tão espectacular, perguntam vocês? O que tem o meu calendário de espectacular é que consiste na torre do Big Ben e ela está repleta de chocolates After Eight, huuuuummm. Mal a vi soube que tinha de a comprar e as primeiras impressões são de extremo júbilo, nada como abrir a janelinha do dia 1 e ter uma folhinha de chocolate branco (o meu preferido) e menta!

Tão linda 

Como a minha torre precisava de companhia, achei por bem comprar uma para o meu namorado, que está de novo por terras francesas. Cá está ela:

Torre de smarties =)

E pronto, é isto, as crianças divertem-se!




terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Assim vale a pena...

Ter uma assistente que já deixou de o ser e passou a ser uma amiga e que ainda para mais me prepara o jantar, com direito a prato principal, sobremesa e tablete de chocolate para complementar, é impagável.

Há dias em que parece que tudo corre mal e acabo por nem me aperceber da sorte que tenho em ter gente assim na minha vida, mas momentos há, também, em que me "cai a ficha" e vejo como há tantas coisas, pessoas e momentos tão preciosos.

Obrigada, Celine, por ser a minha mãe francesa!

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Comment ça se fait?

Adoro esta expressão e por adoro quem me conhece sabe que quero dizer: odeio de morteee! Ouvi-la cria em mim uma sensação de raiva extrema, sobem-me uns calores e acho que até fuminho me sai pelas orelhas. É esta e a também conhecidíssima: "C'est normal?". Ahhhhhhhhhhhhhhhh

Pronto, ok, já estou melhor =)

Portanto... Hoje foi o meu dia de utilizar estas e outras magníficas frases francesas, isto porque foi necessário chamar umas quantas pessoas a atenção no trabalho, tive uma paciente que fugiu sem pagar e a cerejinha no topo do bolo, chego a casa e alguém me trocou o nome na caixa de correio. Não contente em tê-la aberto ainda se permitiu virar a minha placa ao contrário e escrever o seu nome no verso, o energúmeno, o imbecil. C'est normal???? Comment ça se fait????? Não percebo qual é a deles com as regras de convivência em sociedade, mas aparentemente aqui elas são coisinhas que não lhes assistem.

domingo, 29 de novembro de 2015

Não estala o verniz

Hoje foi dia de preguiçar, o que tem sido muito muito raro nos últimos tempos e cheira-me que nos  próximos será ainda mais.
Assim sendo, aproveitei para fazer algo que adoro: pintar as unhas. Escolher a cor, pensar em combinações possíveis, escolher a melhor combinação e ver o resultado final é algo que me agrada bastante. Não sei se já referi, mas eu tenho um problema com cores, sou completamente viciada na cor, acontece com os batons, como já puderam ver, com os vernizes e com tudo o que tenha uma gama variada de cores. Eu não fico contente em ter uma cor específica da qual gosto, não, eu preciso de ter duas ou três porque elas ficam bem é no conjunto, sozinhas não me seduzem tanto.
Hoje a escolha recaiu sobre um rosa/salmão metalizado em harmonia com um verniz glitter rose gold. Há quinze dias tinha feito algo idêntico, mas com a base num dourado suave e para a semana quero muito fazer algo mais natalício, mas ainda não sei bem como. Infelizmente deixei o meu verniz com flocos de neve em Portugal e o de glitter vermelho, verde e dourado perdi-o no ano passado no aeroporto =( 
De qualquer forma, opções não devem faltar, assim que me conseguir decidir mostro o resultado!


O resultado de hoje

Uma amostra da minha coleção

P.S. ; Para quem sofre de unhas frágeis e quebradiças, há uma coisinha genial, um autêntico milagre à nossa disposição, chama-se Nail Hardener e é da HEROME, uma marca holandesa que disponibiliza este verniz de tratamento em três opções: suave, forte e extra forte. A conselho de duas amigas, eu comprei o extra forte, aqui na Sephora custa 16euros, penso que em Portugal só encomendando através do site (http://store.herome.com/nl/), mas vale mesmo muito a pena, nunca mais há unhas partidas ou a descamar e até o efeito do verniz de cor acaba por ficar muito melhor porque as unhas estão de facto mais fortes e saudáveis!

sábado, 28 de novembro de 2015

About last weekend II

É verdade que estive ausente durante uns dias valentes e essa ausência deveu-se, entre outras coisas, à minha ida a Portugal no fim-de-semana passado.
Trabalhei toda a semana para chegar a quinta-feira ao fim da tarde e rumar a Paris. Depois de 10h na clínica, que demoraram como séculos a passar tal era a ansiedade, dividida entre a vontade de partir e o medo do que se poderia passar, enchi-me de coragem e apanhei o comboio até Paris. Aí chegada, eis que, contra todos os conselhos, entro no metro e seguidamente apanho o RER que me leva até ao Aeroporto de Orly. Já em lugar seguro envio mensagem a todos quantos estavam preocupados em saber se chegava direita ao destino, entre os quais à minha amiga Sofia, a quem escondi propositadamente ter entrado no metro, mensagem à qual se segue a seguinte resposta "Foste de metro??? Não tens emenda tu =P" Shame on me...
Com as fronteiras fechadas a passagem pelo aeroporto torna-se um pouco mais cansativa. Assim sendo, só depois de vários controlos, nomeadamente controlo de passaportes/bilhetes de identidade, é que apanhei o meu voo rumo ao Porto. Já tinha saudades, desta vez fiquei dois mesitos sem lá ir, não foi nenhuma eternidade, não, mas como estava habituada a ir todos os meses, fez alguma diferença.
O fim de semana foi muito bem passado, a correr de um lado para o outro é certo, de forma a conseguir visitar toda a gente que me é próxima, mas o tempo é sempre curto demais, daí que não tenha conseguido estar com toda a gente com quem queria ter estado. Foi aproveitar cada bocadinho para o tornar num momento especial, desses que me enchem de energia para mais uma temporada.
Matei saudades do namorado e, com ele, visitei um casal amigo, onde passamos um bom bocado a ver as suas fotos do casamento e em conversas e gargalhadas que, não fosse o sono resultante de quem passou a noite no aeroporto, nunca teriam fim. Fui com a minha mãe à feira, o que é quase uma tradição que me permite encontrar várias pessoas conhecidas que não vejo há algum tempo. Fui ainda a uma festa de aniversário e, pela primeira vez, à NUT'Porto, almocei com a família e ainda jantei com os amigos de sempre, uns petiscos óptimos como vão poder ver abaixo.

O meu fim-de-semana em fotos:


Foto que tirei para mostar no trabalho o que é uma "penca"


Churros com Nutella na NUT' Porto (rua das Flores)


A minha bath bomb - Cinders da Lush


Jantarinho bom com amigos ainda melhores! 
Se não existíssemos teríamos de ser inventados =)




sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Um dia, uma história...

Dia 4 - A lógica da batata

Há mesmo muito tempo que não escrevia nada nesta rúbrica, grande falha, grande falha! E nem é por falta de histórias, talvez mais por falta de tempo...
Ora então cá vai mais uma historinha engraçada do meu dia-a-dia na clínica e que não, não foi inventada, mesmo que o pareça.

Cosulta de urgência, diz a Sra X, à volta dos seus 45 anos: "Dra, estou mesmo assustada, então não é que há coisa de dois ou três dias que estou com os dentes amarelos! E não imagina a minha preocupação, é que comi cogumelos... (pequena pausa para o suspense) e certamente que apanhei uma micose!"

Não, não imaginava, longe de mim, mas cá está a lógica, pura e dura, da batata! 
Haja batatas com fartura que a gente ri-se é com elas ;)

domingo, 15 de novembro de 2015

Miracle in a bottle



Os milagres existem, sim, e têm marca: Aussie!

Esta marca australiana de produtos capilares faz autênticos milagres pelos cabelos, principalmete pelos que, tal como os meus, estão um pouco (muuuito) estragados.
Eu sou para as cabeleireiras o que muitos pacientes são para os dentistas. Vou o menos vezes possível, já num estado catastrófico e ainda assim contrariada. A última vez que cortei o cabelo foi em Janeiro e entretanto passou-se quase um ano, passou-se o verão, os cabelos levaram com o sol e com o sal e embora tenha sido por pouco tempo são visíveis os seus resultados. 
A minha gama preferida da marca é sem dúvida o Miracle Moist, sobretudo graças ao seu cheirinho incrível. Com óleo de noz de macadamia da Austrália, existe o champô e o amaciador, aparentemente para cabelos "secos, estragados e infelizes". Não há máscara daí que tenha comprado da gama Miracle Shine. 
Estes produtos são tudo de bom para os cabelos, deixam-nos simplesmente perfeitos: limpos, cheirosos, sedosos e brilhantes mas sem oleosidade e com um aspecto super saudável. No fundo e para resumir, são indispensáveis.
Por aqui encontram-se no Carrefour e no Monoprix. As más notícias são que em Portugal a marca já existiu, mas penso que não existe mais, o que torna o acesso ligeiramente mais complicado, mas não impossível, há sites de lojas onde se podem encontrar e que enviam para Portugal como é o caso da boots
Toca a experimentar este milagre engarrafado!

sábado, 14 de novembro de 2015

Eu queria...

Calendário de advento da l'occitane - 39



Calendário de advento Ciaté - 49,95


Calendário de advento Lush - 84,95


Portantooo... eram estes 3 caledários se faz favor!

Pois, só que não, ainda não comprei nenhum e muito menos comprarei os três. O problema é que não me consigo decidir e estes já são os eleitos depois de uma difícil e dolorosa triagem.

Vamos então por pontos:
  • Preço: 

Ciaté e L'occitane - aceitáveis
Lush - caro, caro demais para eu (que sou assim um pouco para o agarrada) o comprar
  • Produtos:

Gosto de todos, mas mais dos da Lush, sem dúvida
Os vernizes Ciaté são giros, mas já tenho toda uma colecção de vernizes
L'occitane - produtos bons, mas não me identifico tanto, quero dizer, não é uma marca que tenha o hábito de comprar
  • Embalagem:

A da Lush bate as outras, de longe, sendo a da Ciaté a que acho menos interessante
  • Quantidade de produtos:

24 tanto na l'occitane como na Ciaté
Lush apenas 12. Desde quando é que um calendáro de advento tem metade dos dias?

Conclusão, a realidade é que eu queria muito o da Lush, queria que fossem 24 dias por um preço mais baixo, mas e, sem qualquer ponta de espanto ou surpresa, verifica-se que nem tudo é como eu quero, logo, o da Lush fica descartado. O da Ciaté é girinho, mas só vernizes não me fascina, pela monotonia e por já ter demasiados. Sobra o da L'occitane que à partida seria a marca que menos me puxava comprar. On vera, como se diz por cá!

Há ainda mais alguns que já pude espreitar: da Sephora, do Monoprix, da L'oreal, mas mais uma vez  são só ou praticamente só vernizes. Há um da HeM que também me deperta curiosidade, mas esse ainda não tive a oportunidade de ver, tenho de resolver rapidamente esta falha.



Sexta-feira 13, dia tipicamente associado ao azar. Porém, esta sexta-feira, dia 13 de novembro de 2015, vai ficar definitivamente na história associada a algo que nada tem a ver com azar, mas sim, a algo horrendo, verdadeiramente assustador, algo que aconteceu a sensivelmente hora e meia daqui, mas na qual nem consigo acreditar. É tão chocante, tão brutal... Vidas inocentes foram seifadas sem razão aparente, em actos crueis e desumanos. Que descansem em paz e que as respectivas famílias consigam enfrentar a vida da melhor forma possível daqui para a frente. Coragem é o que desejo a todos!

terça-feira, 10 de novembro de 2015

12

Parabéns para nós!!!

12 anos de namoro, 4380 dias nem sempre fáceis, nem sempre felizes, mas sem dúvida, dias repletos de amor que nem a distância faz esmorecer.



Amor verdadeiro não é ser inseparável... É estarmos separados e nada mudar


P.S.: fazendo bem as contas acho que dá algo mais do que os 4380 dias, contando com os anos bissextos, mas pouco importa, muitos mais virão <3

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

O que é que se ouve por aqui?

Segunda-feira, dia de limpezas cá em casa. Sim, que uma pessoa foi feita para isto, não é? Para as limpezas, quero eu dizer! Ele é a limpezinha a cada seis meses nos dias de trabalho (refiro-me à destartarização, claro), ele é as limpezas de pele, ele é as bem menos glamurosas limpezas da casa. 
Eh bah, como não há escolha, há ao menos que fazê-lo da forma mais divertida possível e isso é: ao som da música, e hoje a escolha recaiu sobre grandes êxitos franceses. Ok, ok, talvez esteja a exagerar, mas de qualquer modo são músicas que passam 10 a 15 vezes por dia nas radios mais comerciais e, portanto deixo-vos aqui um cheirinho daquilo que nos invade os ouvidinhos com a dita frequência: 


Alors on danse ;)


sábado, 7 de novembro de 2015

Mad about lipstick

Hoje estive de folga, mas nem por isso estive sentada de papo para o ar no sofá a descansar depois de uma semana intensa, não, hoje foi também um dia preenchido. Ainda não parei, foi acordar de manhã, tomar o pequeno almoço, vestir-me e pôr pés ao caminho para ir até ao mercado abastecer-me de frutas e vegetais, passar na farmácia para comprar um kit de limpeza e hidratação (para peles mistas a oleosas, visto que a minha cara parece ter voltado à adolescência =/) e, aproveitando estar no centro, ir em busca do tal baton. Digo o tal porque não é um baton qualquer, não, é aquele baton, aquela cor que há muito procuro, mas que ainda não encontrei. Fui então ao Monoprix, um dos supermercados daqui, onde uma senhora extremamanete prestável me mostrou o que tinha dentro dos tons que referi. Pois então, dada a amabilidade da senhora (e a minha imensa dificuldade em fazer escolhas) acabei por trazer dois: um da Revlon (Revlon Super Lustrous 663, à esquerda na foto) e um da Rimmel (Rimmel Moisture Renew Dark night Water-oops 380, à direita na foto), mas não contente com a compra de dois batons, fiz ainda uma incursão na Sephora onde comprei o terceiro do dia (Sephora longa duração Elegant in brown semi-matte, ao meio na foto) e concluí que todos eles se aproximam do tom, mas que com tanta oferta já nem sei exactamente qual o que procurava.



Como perdi a cabeça em batons, achei por bem inspecionar a minha pequena coleção e o resultado foi este:

Tão lindos os meus meninos

Eu, viciada me confesso!

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Decoração de outono



E pronto, cá está a decoração da casinha de bonecas para o outono: folhas secas, velinhas e abóboras dos mais variados tamanhos e feitios. Espero que gostem! Eu adorei =) Adoro decorações em geral, mas foi a primeira vez que o fiz no outono e acho que vou continuar, é tão bom ir mudando uma coisinha ou outra cá em casa, parece que ganha vida!
Porém, algo me diz que daqui a nada terei de mudar a decoração para algo mais natalício, a julgar pela rapidez com que, cada vez mais, chegam os catálogos de brinquedos de Natal...

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

About last weekend

Há precisamente uma semana recebi uma visita e logo uma daquelas que me enchem mesmo o coração. Pois é, o meu mais que tudo veio até Troyes e com ele veio um enorme carregamento de castanhas portuguesas (finalmente castanha de qualidade nesta casa!). Para que saibam não tem mesmo comparação, estas são muuuito mais saborosas.


Mas não foram só estas coisas boas que ele me trouxe, não, foi isso, muito amor e ainda uns miminhos da minha loja preferida: Primaaark. Tão querido, foi à loja, fez uma pré-selecção dos artigos, andou comigo às compras via Skype e depois trouxe.me os que mais gostei. Sim, ele é rapaz para isto e para muito mais, sou uma sortuda confesso =)

Eis-me aqui com o chapelito (Primark)

Quanto ao fim-de-semana, ele serviu para matar saudades, ou deixá-las em coma, porque na realidade elas nunca chegam a morrer, mas enfim tenho a dizer que foi um fim-de-semana mesmo muito bem passado, do início ao fim! Pelo meio ainda jantamos com o grupinho de amigos ibérico, o que não acontecia há algum tempo. E que saudades que eu tinha destes jantares, jantares onde se põe a conversa em dia, se fala de dentes, pacientes e casos hilariantes do dia-a-dia, jantares em que choramos de tanto rir, fazemos mais barulho do que toda a gente no restaurante e rimo-nos disso também. Como eu gosto desta família troiana e como amo o meu namorado, mesmo que não o diga vezes suficientes <3


quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Doce de abóbora e noz


Aqui está o resultado de uma das coisinhas boas que preparei no domingo: doce de abóbora e noz.

Sou a pessoa mais gulosa do mundo, mas, curiosamente, não sou a maior fã de doces, compotas, geleias etc, é raro gostar de alguma ao ponto de comer regularmente e muito menos de a fazer eu mesma. Porém, há algumas variedades que me seduzem um bocadinho mais: abóbora, tomate, ananás e chila são opções que me agradam, mas quase única e exclusivamente as que são feitas pela minha querida mãe. 
Ora, sendo altura delas, das abóboras e, tendo eu comprado uma senhora fatia no mercado, resolvi fazer o meu próprio doce, auxiliando-me da minha bimby (tão jeitosinha pa cozinha que esta menina é, nunca me falha!). Então e como é que eu fiz o meu doce mesmo? Muito simplesmente:
  • descasquei a abóbora, parti-a aos cubos e deitei-a no copo (tinha 500g), juntei também o açúcar (150g) e trituei 15s à velocidade 5
  • depois de baixar a abóbora que tinha ficado colada às paredes do copo, juntei um pau de canela e programei 30min, a 100º, à velocidade 1 e depois mais 20min, varoma, velocidade 1
No fim deste tempo, o doce estava com uma boa consistência, mas caso estivesse muito líquido teria programado mais 10 minutinhos. Coloquei de seguida o doce num frasco e deitei lá para dentro miolo de noz partido aos pedacinhos. Há quem coloque a noz já antes dos últimos 20min de cozedura, mas eu não o fiz.
Fiquei muito contente por ter feito o meu próprio doce de abóbora, e embora tenha usado muito pouco açúcar o resultado agradou-me bastante. Entretanto, vou tentar abster-me de falar de abóbora (e castanhas) nos próximos tempos só para não parecer completamente obcecada ;) mas a verdade é que adoro estes alimentos e gosto do outono quase só por causa disso. 


segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Edição limitada

Ai, segunda-feira, segunda-feira, dia tão mal amado... Acaba-se o descanso, volta-se ao trabalho, à rotina, há todo um rol de tarefas que ficaram pendentes devido ao fim-de-semana e, portanto, não há maneira de adorar este dia. Porém, ir ao centro da cidade tratar de recados implica também passar pelas lojinhas e vai na volta encontrar algo interessante para comprar. Hoje o que encontrei de interessante foi:


Um gel de banho esfoliante com aroma de laranja e canela (edição limitada) que vai ser certamente a minha opção nestes dias de outono, porque além do cheirinho divinal é uma óptima maneira de manter a pele macia e cuidada mesmo nos dias mais frios. Encontrei ainda uma velinha com aroma de maçã e baunilha, não consegui aguentar e acendi-a mal cheguei a casa, posso dizer que é qualquer coisa de genial. A amostrinha de gel duche tem o mesmo cheiriho da vela e foi oferta da Yves Rocher (Merci!).

domingo, 18 de outubro de 2015

Domingo de outono

18 de outubro de 2015, é um domingo de outono, mas em Troyes, a julgar pela temperatura que se faz sentir lá fora, parece um domingo de inverno. São cinco da tarde, estão 10 graus, não chove e por momentos o céu fica azul e com um sol lindo.
Nada melhor num dia destes do que ficar no quentinho de casa a relaxar e no meu caso relaxar não significa só ficar enfiada no sofá a ver filmes a tarde toda, nãããooo, para mim também significa cozinhar, por exemplo, e foi o que estive a fazer até agora, estive entretida a fazer sopa, doce de abóbora e umas bolachinhas marvilhosas com chocolate branco e chocolate praliné =) cuja receita fui "roubar" à youtuber Tanya Burr https://www.youtube.com/watch?v=GsUzi4x9m-E. Obrigada, Tanya, és um amor por partilhares estas coisinhas deliciosas connosco, gulosos deste mundo!




Agora que já acabei os cozinhados, é hora de aterrar no sofá, acompanhada por esta maravilha que vemos na foto e, agora sim, ver uns filmes engraçados. 

Bom domingoooo!


quarta-feira, 14 de outubro de 2015

A tentar ser saudável



A tentar ser saudável (pelo menos na maior parte do tempo)...


No seguimento do desafio dos 5 dias de ginásio por semana, achei por bem começar ou antes retomar uma alimentação mais saudável. Comprei pão integral de cereais, queijo de barrar light, iogurtes, frutas e legumes e com isso tenho feito torradas originais como a da foto com pera e raspas de chocolate negro ou então com banana, canela e manteiga de amendoim (caseira, feita na bimby como se vê acima), sopas e ainda este almocinho óptimo (receita do Henrique Sá Pessoa: https://www.youtube.com/watch?v=5aw3u0HLg20 )
Espero bem conseguir manter este regime saudável e torná-lo uma regra porque a verdade é que, seguindo este estilo de vida, me sinto muito melhor física e psicologicamente, os dias correm melhor e as noites também, sinto-me mais leve, menos stressada e as noites de insónias acabaram.

Resumindo:

Mens sana in corpore sano

domingo, 11 de outubro de 2015

Sunny sunday!

Cá estou eu no sofá a espreitar o jogo da seleção e a aproveitar para escrever mais um post, desta feita para partilhar com o mundo uma receita que achei fenomenal, mesmo das que eu gosto: fácil, rápida e saborosa.
Ontem na minha ida ao mercado em busca de castanhas portuguesas (que não encontrei, so saaad), passei por uma banca onde estavam expostas umas fatias de abóbora lindas e cheirosas, de um tom laranja, mais laranja do que laranjas, foi mesmo impossível resistir-lhes. Ora, fim-de-semana de outono, friozinho lá fora e fatias de abóbora cá em casa deu em... 

Cupcakes de abóbora e especiarias com cobertura de creme de queijo


Ingredientes para cerca de 18 cupcakes (pequeninos):
  • 175ml de óleo de girassol
  • 150g de açúcar mascavado/amarelo + 50g de açúcar refinado (o normal, portanto)
  • 3 ovos
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha
  • 200g de abóbora ralada
  • Meio limão
  • 2 colheres de chá de canela em pó
  • outras especiarias: noz moscada, cravinho, gengibre (opcional)
  • 200g de farinha com fermento

Preparação:

Colocar a abóbora no copo da bimby e programar 30seg à velocidade 5 (espreitar para ver se a abóbora ficou bem ralada, senão programar mais alguns segundos) 
Com a ajuda da espátula baixar os bocadinhos de abóbora que tenham ficado colados às paredes de copo e juntar os ovos, o açúcar, a baunilha e o óleo e programar 2min velocidade 3
Acrescentar a raspa da casca de meio limão, a farinha, a canela e outras especiarias que se pretenda e programar mais 2min à velocidade 3
Distribuir a mistura pelas formas previamente untadas e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos



Para a cobertura juntar 300g de queijo creme com açúcar em pó “a olho”, algumas gotas de limão, baunilha e especiarias (canela, noz moscada, cravinho, gengibre)
Com um saco de pasteleiro colocar a cobertura sobre os cupcakes e decorar a gosto


P.S.: Tenho de melhorar a técnica do saco de pasteleiro, porque claramente ainda não domino


sábado, 10 de outubro de 2015

Folguinha boa

Huuuum... Sábado de folga, óptimo!
Acordei tarde (9 da manhã, para estes lados isto já é dormir até às tantas), tomei o pequeno almoço, preparei-me e fui até ao mercado em busca de castanhas portuguesas. Não havia... "Como assim não há?", foi o que se ouviu dentro da minha cabeça, e na minha cara podia ver-se o ar mais desolado, qual criança a quem tiraram um doce. mas como adoro castanhas trouxe mesmo das francesas e prometi voltar, no fim da estação, segundo me aconselhou o senhor feirante. Conte comigo, senhor, lá estarei, tudo pela bela da castanha portuguesa!
Depois deu-me assim uma pontinha de saudade e rumei até à clínica (mentira, ainda não estou assim tão louca!). A verdade é que fui à clínica só para dar um bocadinho de apoio moral a uma amiga que ia extair o seu primeiro dente do sizo. Entretanto chegou a hora de almoço, vim a casa deixar as compras, comer qualquer coisa e voltar a sair para treinar (sim, hoje não houve folga do ginásio, eu disse, eu disse que a única folga era à quinta-feira).
Depois do dever cumprido, o merecido descanso! Voltei para casa, tomei o meu duche, vesti roupa confortável e... pus-me a cozinhar! Sim, preparei umas coisinhas deliciciosas com algo que trouxe do mercado. O que preparei? Isso é assunto para o próximo capítulo, ou numa linguagem mais adaptada ao caso, para o próximo post =)


quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Novelas

Novelas, novelas, novelas...
Há tantas novelas na vida de uma pessoa: as portuguesas, as brasileiras, as mexicanas, as da ficção e as da vida real.
As novelas da vida real existem, de facto, mas são muito dramáticas para esta altura do dia em que estou a relaxar, a aproveitar o melhor possível a minha primeira e única folga semanal do ginásio. Vou, portanto, falar de uma novela da ficção portuguesa, Coração d'Ouro, que estreou há cerca de um mês na SIC. Esta novela, podendo ser mais ou menos interessante para o público em geral, para mim tem uma coisa que a torna absolutamente especial: é filmada, em parte, na cidade do Porto. Sempre que posso e aguento acordada, aproveito para espreitar esta novela e deliciar-me ao ver as paisagens do Douro e a cidade do Porto, a minha cidade, o mar, a ribeira, a baixa. Como é bom ver estas imagens, é quase como uma visita a casa, por momentos quase sinto os sabores e os cheiros do Porto, lembro-me de bons momentos e sinto-me nostálgica, mas sobretudo orgulhosa, orgulhosa da minha cidade linda, do meu eterno porto de abrigo, da invicta cidade do Porto.


quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Outono em forma

Tenho uma coisa para informar ao mundo: hoje foi o 5º dia consecutivo em que fui ao ginásio! (palminhaaas!) Mas amanhã estou de folga, não do trabalho, não, isso foi hoje, mas do ginásio e bem preciso porque mais um dia e tenho a impressão que me caía uma perna ou as duas, não sei bem...
De qualquer forma, enquanto não me cai nenhum membro tenho de aproveitar esta fase em que me sinto motivada para ir a ginásio, tanto que saí de casa debaixo dum dilúvio na segunda-feira e caminhei durante aproximadamente 20 minutos até lá chegar.
Só espero nao perder esta motivação, embora saiba bem que não vai ser fácil, os dias estão a ficar mais pequenos, não tarda vai ser noite quando sair do trabalho. Já não me importo que faça frio, que chova (às vezes até sabe bem ver e ouvir a chuva, a partir do aconchego do lar, claro), mas o que me arrelia mesmo no outono é a falta de luz =/   Resta-me apenas esperar que o inverno traga dias frios, gelados até, mas de sol...

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

"O alto preço de viver longe de casa"

Emigrar
verbo intransitivo
sair voluntariamente do local onde se vive para se estabelecer noutro (segundo o dicionário de língua portuguesa da Porto Editora)

Hoje quero partilhar um texto, a meu ver, bastante bem escrito sobre emigração e do qual, excepcionalmente, gostei! E gostei porquê? Porquê?! Porque me identifiquei! Curiosamente e talvez pela primeira vez identifiquei-me com um texto que fala sobre isto de "sair voluntariamente do local onde se vive para se estabelecer noutro".
Gostava de começar por comentar a definição que o dicionário nos dá e a presença dessa palavrinha mágica: "voluntariamente"; é nela que reside a questão... será mesmo vountariamente? Acredito que nem sempre ou pelo menos, embora a decisão final diga respeito apenas e só ao próprio emigrante, as situações e condicionantes da sua vida podem torná-lo assim uma espécie de voluntário à força.
No meu caso particular, emigrar foi uma solução para a falta de oportunidades em Portugal, mas A oportunidade de deixar "o aconchego do lar para sonhar com o futuro incrível e hipotético".Um futuro que poucos adivinhavam para mim, sabiam porém aqueles, os que sem falar me lêem o pensamento, esses sim, no fundo sabiam-no.
Nem sempre tive tanta certeza da minha decisão, "questionei-me, culpei-me e angustiei-me", houve dias, muitos, imensos em 3 anos de vida em França, em que acabei a "chorar porque queria estar lá, sem deixar de querer estar aqui", fiquei algumas vezes (felizmente poucas) "doente sem colo", transformei os colegas em família e as "dores em resistência", festejei aniversários por Skype e contei os dias para rever os que mais amo, mas na volta trouxe sempre um sorriso, uma enorme vontade de voltar, de voltar a esta casa que transformei em lar, de voltar aos desafios e experiências do dia-a-dia que me fazem crescer aqui. Quem lá fica está sempre comigo, incondicionalmente, mesmo silenciosamente, não há momento em que possa dizer que estou só.
Para terminar e voltando ao "voluntariamente", gosto de pensar que não fui voluntária à força, nunca estarei "livre do medo e das fraquezas. Mas estarei para sempre livre do medo de nunca ter tentado".


Aconselho vivamente a leitura do texto que se encontra neste link: 
http://www.sabiaspalavras.com/o-alto-preco-de-viver-longe-de-casa-2/ 
Um texto que fala de partidas, sem as dramatizar, que fala do que se perde, mas também do que se ganha, que num compto geral transmite uma onda positiva sobre isto de emigrar.


sábado, 3 de outubro de 2015

No pain No gain

Hoje foi dia de trabalho, ah pois foi... Manhã de trabalho na clínica e tarde de trabalho no ginásio!
Foi-me lançado um desafio: treinar 5 vezes por semana! 5 vezes, 5 veeeeezes, preciso de repetir isto até me conformar. Entre aulas de biking, corridas e umas pequenas sequências de agachamentos e abominais o objectivo é ver resultados daqui por 5 semanas e é bom que haja, sim, é bom que haja resultados, menina Sofia, senão aviso já que vou ficar muito frustrada, amuar e precisar de comer uns quantos chocolates para me acalmar. (A Sofia é a minha amiga incondicional, treinadora e assim uma espécie de "Ai vais para o ginásio, vais, que não te deixo ficar em casa a definhar!")
Assim sendo, desejem-me sorte, meus amigos, que a vida é dura e como já dizia a minha caríssima assistente: "il faut souffrir pour être belle"!
Metade de mim escreve-vos daqui por 5 semanas =P 

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Bolinho de cenoura com Speculoos



Folga, folga, estou de folga!!!!!!!

Aproveitando que estou de folga vou deixar aqui uma receitinha que acho genial! É uma receita feita na bimby, mas que sinceramente penso que dá para fazer utilizando qualquer outro robot de cozinha ou até a liquidificadora, é super rápida e muito saborosa. Para os mais gulosos deixo aqui a receita:

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate branco e speculoos

Ingredientes:

360 g de farinha
300 g de cenoura
240 g de açúcar
4 ovos
1 dl de leite
1 dl de óleo
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparação:

Pré aquecer o forno a 180º
Colocar no copo as cenouras em pedaços pequenos, os ovos, o leite e o óleo e programar 4min na velocidade 5
Com a bimby programada na velocidade 3 (1min) ir adicionando a farinha e o fermento pelo bucal da tampa
Programar mais 1min na velocidade 3 e ir adicionando o açúcar, da mesma forma que a se adicionou a farinha
Verte-se o preparado numa forma previamente untada e leva-se ao forno cerca de 40min

Para a cobertura, após ter-se lavado e secado bem o copo basta colocar lá dentro 200g de natas e 200g chocolate partido em pedaços (utilizei chocolate branco porque é o meu preferido e por questões estéticas também =P ) e programar 7min na velocidade 1, temperatura 90º

Deixar arrefecer o bolo antes de colocar a cobertura (aconselho a deixar arrefecer bem a cobertura para que ela ganhe mais consistência e nã escorra pelo bolo fora)

Para terminar, com o copo limpo e seco colacar lá dentro 100g de bolachinhas speculoos (têm assim um gostinho a especiarias, acho que combinam lindamente com o bolo de cenoura) e triturar utilizando a função turbo 2 vezes durnante 1 segundo. Este passo dá para fazer num tacho, derretendo o chocolate com as natas em banho maria

Espero que gostem e experimentem! Este bolinho agora para o outono é fenomenal, então com um chazinho, huuuuum...




domingo, 20 de setembro de 2015

Privilegiada

Diz-se que privilegiadas são as pessoas que nascem em berço de ouro...
Eu não nasci em berço de ouro, mas sim no seio de uma família linda e cheia de amor para dar e, por isso, sinto-me privilegiada.
O destino trouxe-me para longe dessa família, dos amigos, do meu país, mas para perto de um emprego e de uma vida com a qual sonhei e, por isso, sinto-me privilegiada.
Esta vida trouxe-me novas experiências e aprendizagens, trouxe-me novos amigos, pessoas espectaculares a quem dei um pouquinho de mim e de quem recebi tanto e, por isso, sinto-me priveligiada.
As visitas regulares a Portugal são momentos fantásticos, matam-se saudades dos lugares, da gastronomia, da família e dos amigos de sempre e, por isso, sinto-me privilegiada.
Longe ou perto sei que há pessoas que estão sempre lá para mim e que, independetemente das coordenadas do lugar onde vivo, me dão uma enorme sensação de segurança. Entre elas e, muito especialmente, o meu namorado e os meus pais, bem como uns quantos amigos especiais que me ajudaram a crescer, me dão força e permitem que a minha vida seja assim... FELIZ!
Nem todos os dias são fáceis, nem sempre o cansaço permite discernir e apreciar a sorte que tenho nesta vida, mas há momentos em que é necessário reconhecê-lo e sobretudo agradecê-lo!